Avaliação de Obras de Arte

captação
A avaliação de obras de arte é um processo que envolve variáveis individuais de cada obra, levando em consideração alguns fatores que devem ser examinados por profissionais experientes na área e atuantes no mercado de arte. Esses profissionais vão conduzir pesquisas que determinarão o valor (estimativa de mercado) do item submetido à avaliação. Não existe uma fórmula ou padrão para as avaliações, pois cada obra é única, e o processo de avaliação deve considerar as características igualmente únicas de cada obra.  Abaixo os critérios que consideramos principais, e que juntos são analisados para chegar ao valor de uma obra de arte.
  • Artista – O fator determinante do valor de uma obra é a autoria da mesma, sendo que artistas da mesma época, escola e técnica podem atingir cotações distintas

 

  • Assinatura – É muito importante que a assinatura esteja presente. A falta desta pode tornar uma obra autêntica em “atribuída a”, depreciando seu valor.
 
  • Técnica – Outro fator determinante é a técnica utilizada pelo artista. Uma obra do mesmo artista pode valer 10 vezes menos dependendo da técnica utilizada. As obras mais valorizadas são o óleo sobre tela ou madeira e acrílico sobre tela ou madeira. Outras técnicas como guache, têmpera, aquarela, pastel sobre cartão ou papel são menos valorizadas que o óleo. Há ainda os desenhos e as gravuras, técnicas que tem valor reduzido. No caso das esculturas, deve ser observada a tiragem e a fundição.
 

A valorização de uma obra obedece uma escala formal:

A – Óleo, acrílica sobre tela, madeira, metal e cartão;

B – Guache e têmpera sobre cartão ou papel;

C – Aquarela, pastel seco e oleoso, lápis de cor e ecoline sobre papel;

D – Desenhos a nanquim, carvão, sangüínea, sépia e a lápis;

E – Gravuras, (Litografia, xilogravura, gravura em metal, serigrafia);
 
  • Tamanho – O tamanho de uma obra também influencia em seu valor; geralmente, quanto maior, mais cara (lembrando que existem exceções).Obras muito grandes, por exemplo, tipo murais ou painéis, são mais difíceis de alocar em espaços, e podem ter uma proporção de avaliação diferente de uma obra de mesma técnica, fase, entre outros fatores.
 
  • Origem. A procedência conta no valor final de uma obra de arte. O histórico, origem da compra, participação em exposições, pode interferir na avaliação de uma obra de arte.
 
  • Outros – Existem outros fatores que podem influenciar o valor de uma obra de arte, como fase do artista, tema, estado de conservação,cenário econômico e câmbio.
 

Nossa equipe possui experiência de mais de duas décadas no mercado de arte, com vasta experiência em compra, venda e intermediação de arte em leilões. Para realizar uma avaliação, entre em contato conosco via e-mail ou whatsapp e teremos o maior prazer em atender. Também fazemos avaliações para seguros, transações judiciais e perícias.

Quando estamos montando nosso leilão, é o momento em que estamos na fase de captação. Isso significa que estamos divulgando o interesse em receber obras de arte e itens para participarem do nosso próximo leilão, nos disponibilizando a realizar avaliações. Esse processo é gratuito e um momento importante, pois nossos leilões ocorrem algumas vezes por ano e muitas pessoas não sabem o valor do que possuem ou estão com avaliação defasada e até mesmo enganada. Nos dispomos a realizar, sem custos, essa avaliação e possivelmente vender, oferecendo aos clientes uma consultoria de venda”.

Thais Alexandre Leiloeira

Para Vender

Se você tem obras de arte ou objetos para vender, por favor, preencha o formulário abaixo com as seguintes informações:

OBRAS DE ARTE

Informe: Nome do artista, técnica, ano, medida e assinatura.

OBJETOS / OUTRAS CATEGORIAS

Informe: Ex: Móveis de design, vinhos, antiguidades entre outros…

Domus Leilões e Arte © 2022. Todos os Direitos Reservados

Política de privacidade / Termos de uso